• Nathan França

Os decretos de Deus (Parte 1)

Atualizado: 8 de Out de 2019


A pergunta número 12 do Catecismo Maior de Westminster é a seguinte: “O que são os decretos de Deus?”. A resposta é: “Os decretos de Deus são os atos sábios, livres e santos do conselho de sua vontade, pelos quais, desde toda a eternidade, ele, para a sua própria glória, imutavelmente predestinou tudo o que acontece, especialmente com referência aos anjos e aos homens” (Is 45.6,7; Ef 1.4,5,11; Rm 11.33; Sl 33.11; Rm 9.22,23).


1) Deus decretou tudo baseado em sua sabedoria, liberdade e santidade

Todas as coisas que existem, existem porque Deus assim o fez. Todas as coisas que aconteceram e acontecem, foram e são designadas e determinadas por Deus. Todas as coisas que ainda acontecerão, acontecerão necessariamente em razão de terem sido decretadas por Deus. Em tudo e em cada coisa que existe e acontece Deus exibe sua absoluta soberania, sua altíssima sabedoria, sua inigualável liberdade e sua magnificente santidade.


2) Deus decretou tudo desde toda a eternidade

Deus não é um mero espectador dos eventos. Tudo é executado por Deus com base no decreto estabelecido antes tudo viesse a existir. Antes que o tempo fosse criado, Deus é. Nada causa surpresa em Deus. Nada escapa ao seu domínio e ao seu governo providencial. Ele conhece o fim desde o início. Como um tapeceiro, ele constrói a história de um modo perfeito com um objetivo definido.


3) Deus decretou tudo para sua própria glória

O objetivo definido por Deus para toda a construção histórica, desde o primeiro instante de existência da luz, foi a sua própria glória. Cada partícula elementar do mundo subatômico como prótons, elétrons, nêutrons e o recém descoberto “bóson de Higgs” apelidado de “partícula Deus”; cada uma dessas microscópicas coisas existem e agem em obediência ao propósito último de Deus que é glorificar a si mesmo. Um Deus grandioso, soberano, totalmente livre, sábio e santo como o Deus que se revela nas Escrituras realmente merece toda a glória de cada uma de suas criaturas e de cada um dos eventos que acontecem no universo criado.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo