• Nathan França

Nosso Profeta


Catecismo Maior de Westminster – Pergunta 43: Como Cristo exerce as funções de profeta? Resposta: Cristo exerce as funções de profeta revelando à Igreja, em todos os tempos, pelo seu Espírito e Palavra, por diversos modos de administração, toda a vontade de Deus, em todas as coisas concernentes à sua edificação e salvação (Hb 1.1,2; Jo 15.15; Ef 4.11-13; Jo 20.31).

Desde os primórdios bíblicos, o profeta é aquele que recebe revelação diretamente de Deus e o transmite aos homens. É quem comunica o que Deus lhe disse. Muitos se enganam quando pensam que profecia se resume à previsão do futuro. Deus pode ter dito algo sobre o futuro, sobre o presente ou sobre o passado. Seja lá qual for o conteúdo, a profecia anuncia uma mensagem importante que deve ser ouvida e atendida pelo povo de Deus.


Hebreus 1.1,2 diz: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho”. Esse texto nos ensina que Jesus Cristo é o supremo profeta por meio de quem ouvimos a voz de Deus. Ele é quem revela o conhecimento do Pai a quem quer (Mt 11.27) e quem edifica a sua igreja (Mt 16.18). Cristo é a Palavra encarnada que é comunicada ao coração dos homens pelo poder do Espírito Santo e, assim, produz salvação e edificação do povo de Deus.


Somente a Palavra de Cristo pode produzir salvação e crescimento espiritual. O apóstolo Paulo nos diz que ele mesmo, Jesus Cristo, concede dons espirituais especialmente atrelados à Palavra para o aperfeiçoamento dos santos e para que todos cresçam em maturidade à semelhança de Cristo (Ef 4.11-13). É exatamente o ministério profético de Cristo que está em operação quando a Palavra é evangelizada, pregada e ensinada.


Deixemo-nos ser conduzidos pela Palavra de Cristo. Que nosso Supremo Profeta tenha toda a atenção dos nossos ouvidos e do nosso coração. O ministério profético de Cristo continua guiando o povo de Deus à verdade, por meio da Escritura Sagrada, o conteúdo da revelação divina, e por meio do Espírito Santo, o divino preceptor.


Nathan F. França

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo