• Nathan França

Deus ou deuses?



A pergunta número 8 do Catecismo Maior de Westminster é a seguinte: “Há mais que um Deus?”. A resposta é: “Há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro.” (Dt 6.4; Jr 10.10; 1CO 8.4).


A Bíblia é muito clara em dizer que há um só Deus. Há um único Deus supremo que reina acima de todos os “deuses” (Sl 95.3). Todos os “deuses” mencionados na Bíblia são ídolos forjados pelos homens, ou são seres poderosos submissos a Deus.


Deus disse: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8); “antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá” (Is 43.10); “Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus” (Is 45.6).


Só existe um Deus. No entanto, o coração humano é um fábrica de ídolos. Isso é notável em toda sociedade humana. Todos os grupos étnicos forjaram para si mesmos deuses conforme suas imaginações. Há grupos que idolatram céu e lua, outros idolatram animais, outros idolatram imagens de pedra e madeira, outros idolatram a um homem específico, e outros, a si mesmos. Até mesmo no ateísmo é possível constatar ídolos, como por exemplo o “cientista” Stephen Hawking.


O panteão é imenso. Hoje, pode-se dizer que existe pelo menos um deus para cada pessoa. Contudo, Deus reivindica para si somente a adoração dos homens, por ser ele o todo-poderoso, criador dos céus e da terra. Seu primeiro mandamento é: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.3).

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo