• Nathan França

Criação

Atualizado: 8 de Out de 2019


A pergunta número 15 do Catecismo Maior de Westminster é a seguinte: “O que é a obra da criação?”. A resposta é: “A obra da criação é aquela pela qual Deus, pela palavra do seu poder, fez do nada o mundo e tudo quanto nele há, para si, no espaço de seis dias, e tudo muito bom” (Gn 1.1-31; Hb 11.3; Ap 4.11; Rm 11.36).


1) Tudo foi criado pela palavra de Deus - Não é atoa que João escreve no início do seu livro: No princípio era o Logos, e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus. A palavra grega Logos significa basicamente o “ato de falar”, por isso foi traduzida em algumas versões como “Verbo” (uma ação). O que vemos no primeiro capítulo da Bíblia é precisamente o agir criador de Deus por meio de sua palavra. A expressão “disse Deus” aparece 9 vezes em Gênesis 1.


2) Tudo foi criado do nada - A grande diferença entre o poder criador dos homens e o poder criador de Deus é que os homens criam a partir de coisas já existentes, e Deus criou tudo a partir do nada. O primeiro versículo bíblico começa dizendo que Deus criou os céus e a terra no princípio. Nada havia antes disso.


3) Tudo foi criado para Deus - Não podemos deixar de citar Romanos 11.36, onde lemos: “Dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas”. Deus criou tudo para si. O sentido da existência de todas as coisas está em reconhecer sua finalidade: glorificar a Deus. Por consequência, o sentido da vida humana é encontrado quando o homem compreende que existe para Deus.


4) Tudo foi criado muito bom - Geralmente se diz que onde tem pessoas, tem problemas. Mas não foi assim no princípio. O mundo seria incompleto sem a presença das pessoas. Tanto é que no final do quinto dia, Deus avaliou sua obra e “viu Deus que isso era bom” (Gn 1.25), e no final do sexto dia, Deus novamente avaliou sua obra “viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gn 1.31). O que Deus fez no sexto dia que fez com que sua avaliação fosse mais positiva? Ele fez as pessoas: o homem e a mulher.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 Todos direitos reservados. Desenvolvido por Nathan França.