• Nathan França

As consequências do primeiro pecado


Catecismo Maior de Westminster Pergunta 23: A que estado ficou reduzido o gênero humano por essa queda? Resposta: Essa queda reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria (Rm 5.12; Gl 3.10).

O pecado dos nossos primeiros pais, como nossos representantes, trouxe consequência para todo o gênero humano. Quando Deus exigiu a obediência de Adão quanto a não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele também indicou qual seria a principal consequência: a morte (Gn 2.17).


A morte no sentido bíblico não diz respeito somente ao término da vida física. No sentido bíblico, a morte significa separação. Ao dizer que o homem iria morrer se comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus estava prenunciando uma ruptura no relacionamento do homem com ele mesmo. Quando a Bíblia fala de morte espiritual está justamente falando sobre o estado de separação do homem de Deus.


A morte espiritual é causa dos diversos problemas nos relacionamentos interpessoais humanos (homicídios e divórcios, etc.), e também no relacionamento do homem com a criação (desmatamento desenfreado, caça exploratória, etc.). Além de tudo, como se não bastasse, a morte espiritual trouxe também como consequência a morte física, que, pode-se dizer, é a separação do homem de si mesmo.


Nathan F. França

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo