• Nathan França

Trindade (Parte 2)

Atualizado: 8 de Out de 2019



A pergunta número 10 do Catecismo Maior de Westminster é a seguinte: “Quais são as propriedades pessoais das três pessoas da Divindade?”. A resposta é: “O Pai gerou o Filho, o Filho foi gerado do Pai, e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde toda a eternidade” (Hb 1.5,6; Jo 1.14; Jo 15.26; Gl 4.6).


1) Três pessoas, um único Deus

Afirmar que em Deus há três pessoas, não é o mesmo que dizer que há três deuses. Deus é único e nele há três pessoas distintas. Essa verdade precisa ser afirmada por ser bíblica, não por caber completamente na nossa lógica.


2) Geração do Filho e procedência do Espírito

A resposta da pergunta 10 é uma construção lógica baseada na revelação bíblica. A Bíblia tanto afirma que Cristo é Filho de Deus (Jo 20.31) como também que é Deus (Jo 1.1; 1Jo 5.20). A Bíblia tanto afirma que Cristo foi gerado (Hb 1.5,6) como também que ele é eterno (Is 9.6). A Bíblia tanto afirma que o Espírito é procedente do Pai (Jo 15.26) como também que ele é eterno (Hb 9.14).


3) Um ser altamente complexo e admirável

Sem dúvida, há muito mistério quanto ao ser de Deus. Isso, porém, não deve nos levar à descrença, mas sim ao temor. Devemos adorar reverentemente a Deus, reconhecendo a grandeza de sua majestade e a pequenez da nossa capacidade intelectual. A doutrina da Trindade deve nos levar à admiração, ao louvor e à humildade.


4) A Trindade na Salvação e na Oração

Nossa salvação é fruto da eleição do Pai (Ef 1.3-4), da redenção realizada pelo Filho (Ef 1.6-7), e do selo e da preservação do Espírito (Ef 1.13-14). Em nossas orações, dirigimo-nos ao Pai (Mt 6.9), em nome do Filho (Jo 15.16), com o auxílio do Espírito Santo (Rm 8.26).


Ao Deus Triúno devemos nossa existência e a nossa salvação. A ele o nosso sincero louvor e mais profunda admiração da nossa alma!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 Todos direitos reservados. Desenvolvido por Nathan França.