• Nathan França

A Providência de Deus

Atualizado: 16 de Out de 2019



A pergunta número 18 do Catecismo Maior de Westminster é a seguinte: “Quais são as obras da providência de Deus?”. A resposta é: “As obras da providência de Deus são a sua mui santa, sábia e poderosa maneira de preservar e governar todas as suas criaturas e todas as suas ações, para a sua própria glória.” (Ne 9.6; Sl 103.19; Sl 104.24; Is 28.29; Mt 10.29,30; Rm 11.36).


1) A Providência de Deus diz respeito à PRESERVAÇÃO de TUDO – Deus não somente criou todas as coisas de maneira santa, sábia e poderosa, como também ele preserva todas as coisas da mesma maneira. Deus não criou o mundo e deixou as coisas funcionando ao acaso. Ele atua diretamente no universo, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder.


2) A Providência de Deus diz respeito ao GOVERNO de TUDO – Deus não somente criou e preserva todas as coisas de maneira santa, sábia e poderosa, como também governa todas as coisas da mesma maneira. Deus age no universo com a batuta e o cetro nas mãos, regendo como um maestro e comandando como um general. Nada acontece sem sua autorização ou decreto.


3) A Providência de Deus diz respeito a CONDUZIR TUDO para a SUA GLÓRIA – Uma das verdades bíblicas mais profundas e difíceis de serem compreendidas é que tudo existe e acontece para a glória de Deus. Normalmente, temos dificuldade de aceitar que as tragédias e injustiças tem como fim último a glória de Deus, porque não temos a visão total da realidade e não conhecemos o futuro. Mas, no final das contas, de uma forma que não podemos compreender hoje, tudo convergirá para a glória do Filho de Deus (Ef 1.10).


Tudo que Deus faz é bom!

Deus é bom o tempo todo!

O tempo todo Deus é bom!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo